Maximalismo no Design e na Decoração

LESS IS BORE (“menos é chato”)

Essa frase icônica do arquiteto Robert Venturi, vai de contraponto ao “less is more” (menos é mais), frase que você já deve ter ouvido falar em referência ao minimalismo. À primeira vista, históricamente o maximalismo é uma estética contrária ao minimalismo. Porém, consideramos que vai além disso e há um contexto por trás.

No minimalismo em que ”menos é mais”, pensamos na sustentabilidade e no impacto social: acumular menos coisas e consumir menos são máximas importantes que devemos nos questionar hoje em um mundo tão acelerado, competitivo e com urgências ambientais. De forma resumida, também prega que ter menos é ter mais clareza mental e organização no dia a dia.

O intuito aqui não é questionar qual é a melhor escolha, ou mesmo se ela existe, mas hoje te convidamos a falar do maximalismo.

A proposta do maximalismo é adicionar a criatividade e a história do morador nos ambientes com intenção e muita personalidade. Não é sobre acumular entulhos e desorganização, mas de forma harmônica, juntar o vintage com o moderno, nas cores e texturas, estampas, adornos conceituais, tapetes, papéis de parede, quadros…

Sabe quando você vai escolher um presente e pensa: isso é a cara do fulano?

Assim também funciona a casa de um maximalista. Você sabe que aquela decoração só poderia ser dele.

Tendência nos anos 70, a ideia é que não existam regras, que os conceitos sejam livres, criativos e façam parte de uma ”narrativa” personalizada. Além do arquiteto Robert Venturi, uma boa referência dessa tendência é a designer de interiores e ícone de moda Iris Apfel e também as tendências presentes nas decorações russas.

Portanto, não podemos deixar de dizer que o maximalismo não é sobre comprar e consumir mais, mas sim:

  • ressignificar objetos de família e de valor emocional
  • aproveitar peças sem serventia que seriam jogadas fora
  • misturar estilos sem medo

Você que é arquiteta ou designer de interiores, gosta dessa estética?
A Berlina é uma empresa de Branding que ajuda arquitetas e designers de interiores a construírem suas marcas.

Short news

Faça parte do nosso mailing e receba periodicamente dicas, inspirações e informações exclusivas para acender você e a sua marca.