A Diversidade Arquitetônica de Berlim: Uma Cidade em Mil

Escrever algo original sobre Berlim é mais difícil do que parece, afinal, é uma das capitais mais famosas do mundo. Uma cidade tão densa, cheia de história que se reergueu ao longo do tempo. Hoje inspira cultura, música, cerveja, tecnologia e muito mais. 

Toda essa personalidade é facilmente percebida através da arquitetura, que não nega todos os adjetivos acima, misturando o antigo e o novo.

Começando pela Catedral de Berlim, ou “Berliner Dom”, é um exemplo impressionante de arquitetura barroca, destacando-se na paisagem urbana com suas torres imponentes e fachada elaborada.

Após a Segunda Guerra Mundial, passou por uma intensa reconstrução e o movimento modernista deixou sua marca na cidade. Edifícios como a “Hansaviertel” exemplificam a simplicidade geométrica e a funcionalidade típica dessa época.

Durante o período da Guerra Fria, Berlim Oriental abraçou a arquitetura socialista como uma expressão do ideal comunista. O conjunto habitacional “Plattenbau” é um exemplo marcante desse estilo, caracterizado por prédios de apartamentos pré-fabricados.

A queda do Muro de Berlim em 1989 trouxe consigo uma onda de mudanças arquitetônicas. A reconstrução do Palácio Real de Berlim, junto com a criação de novos edifícios, como a Estação Central de Berlim, refletem uma abordagem mais contemporânea, incorporando elementos pós-modernos.

Principais pontos turísticos

A Ilha dos Museus:

Berlim abriga uma concentração única de museus na chamada “Ilha dos Museus” ou “Museumsinsel”, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO. Cada edifício na ilha tem sua própria história arquitetônica e abriga coleções de valor inestimável, desde o Museu Pergamon até a Antiga Galeria Nacional.

A Torre de TV:

Uma das estruturas mais icônicas da cidade, a Torre de TV de Berlim, “Fernsehturm” é um exemplo notável de arquitetura da Alemanha Oriental. Sua esfera metálica e altura impressionante a tornam visível em quase todos os pontos da cidade.

O Reichstag e a Cúpula de Vidro:

O Reichstag, sede do parlamento alemão, foi renovado no final do século XX e uma cúpula de vidro projetada pelo arquiteto britânico Sir Norman Foster foi adicionada. A cúpula oferece uma vista panorâmica e simboliza a transparência no governo.

O portão de Brandemburgo:

Localizado no centro da cidade, destaca a interconexão entre passado e presente na capital alemã. Hoje, palco de grandes eventos, como as celebrações de ano novo, por exemplo. O Portão é caracterizado por suas colunas dóricas, entablamento, e uma escultura de uma quadriga no topo, representando a deusa da vitória conduzindo um carro puxado por quatro cavalos e simboliza a paz.

Um pouco de Brasil

A Casa Oscar Niemeyer é um prédio com oito andares e 78 apartamentos. Foi projetado por Oscar Niemeyer por ocasião da primeira Exposição Internacional de Construção e fica localizado no endereço: Altonaer Str. 6, 10557 Berlim, Alemanha.

Short news

Faça parte do nosso mailing e receba periodicamente dicas, inspirações e informações exclusivas para acender você e a sua marca.